HISTÓRIAS FLUMINENSES

                    CARMEN BASTOS CARDOSO

PRIMEIRA VEREADORA ELEITA EM SÃO JOÃO DE MERITI

 

                                            

                                                                                                                                  GUILHERME PERES

 

DISCURSO PRONUNCIADO EM 7 DE SETEMBRO DE 1948

Senhor Presidente, Srs. Vereadores:

 Este Sete de Setembro que hoje comemoramos pela primeira vez numa Câmara em São João de Meriti, ficará em minha vida como um marco indelével, por que: Senhor Presidente e Srs. Vereadores, aqui me encontro representando a mulher brasileira meritiense, numa demonstração concreta que nós mulheres do Brasil começamos a nos emancipar porque isso é um dever patriótico, estar ombro a ombro com os homens em todas as suas lutas, desde a que concerne ao recinto do lar até os mais altos e complexos da política.

Como educadora, procuramos transmitir aos escolares o significado histórico de nossa emancipação de Portugal, o 7 de setembro de 1822 fez raiar um novo sol em nossa Pátria!

No entanto Sr. Presidente e Srs Vereadores, nesse solene 7 de setembro de 1948 deve nossos corações se entristecer por saber que, nossos estadistas abrem mãos de prerrogativas que nossos povos cultuaram e cultivaram para nos legar um Brasil Livre.

É que senhores, justamente hoje, desembarca em nosso solo, a missão Abbink, com tamanho aparato e afronta à nossa soberania que já foi comparada ao desembarque da corte portuguesa. Diante de um crime de traição sem precedente em nossa História. É que hoje, justamente hoje, desembarca em nosso solo a missão Abbinck com tamanho aparato e afronta à nossa soberania que já foi comparada ao “Desembarque da Corte Portuguesa”. Estamos diante da mais afrontosa invasão do território nacional. Diante de um crime sem precedentes na nossa História. São os próprios responsáveis pela segurança do Brasil que abrem as portas ao invasor calçando nos pés o sentimento de honra e dignidade de nosso povo.

Expulsamos os invasores holandeses e franceses quando éramos um povo ainda em formação. Como consentir, agora que chegamos a nossa maturidade política, novos invasores venha ocupar os pontos estratégicos do País?

Vendo perigar na Europa o seu cetro imperialista, os ianques voltaram com apetite às vistas para nossas riquezas naturais. O nosso petróleo, o nosso minério, a nossa borracha. E para atingir tamanha afronta à nossa dignidade de nação soberana, estão comprando as consciências venais, aquelas consciências que, ante o brilho do ouro americano, não vacila em lhes vender a pátria que lhes serviu de berço e que tão cinicamente estão traindo. O Brasil porem confia em seu povo, em suas Forças Armadas, em sua mocidade, que não foi verter o seu sangue na península itálica, para depois entregar a sua Pátria, aos ambiciosos de Wall Streeet. Isso nunca! Não permitiremos que flutue em nosso território, outra bandeira que não a Bandeira Brasileira!”

O QUE FOI A “MISSÃO ABBINK”

Até 1942, Getúlio Vargas mantinha a “neutralidade” do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo relações com países nazifascistas, contrariando os Estados Unidos que lutavam na Europa.

Em represália ao torpedeamento de cinco navios brasileiros por supostos submarinos alemães, Vargas negociou o alinhamento com os Estados Unidos, aceitando um empréstimo de 100 milhões de dólares para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional e a extração de minério de ferro criando a Companhia Vale do Rio Doce, comprometendo-se a fornecer para aquele País, material estratégico como esforço de guerra: borracha, níquel, cobre, alumínio etc., além de permissão de instalações militares americanas no Norte e no Nordeste do Brasil.

Com a vitória dos Aliados na Europa, os Estados Unidos despertaram sua atenção nas riquezas do Brasil, criando a Missão Abbink, que aqui chegou em 1948 voltada para seus interesses econômicos.

A revista “Momento Feminino”, editada no Rio de Janeiro, da qual extraímos esse o discurso, também divulgou naquele ano de 1948, a posse da Professora Carmem Bastos, como Primeira Secretária da Câmara Legislativa:

Pela primeira vez uma mulher assume o alto cargo de uma Câmara Legislativa. Trata-se da Senhora Carmem Bastos, vereadora recentemente vitoriosa no pleito eleitoral de São João de Merity, no Estado do Rio.

Eleita pela vontade popular, a ilustre professora tão conceituada quão devotada, aos problemas do povo de sua Terra, acaba de ser também eleita para o cargo de 1ª. Secretária da Câmara, onde terá o encargo de supervisionar os trabalhos daquela Casa Legislativa junto à Comissão Diretora.

A condição da nobre vereadora na vida política de sua Cidade, é uma vitória inconteste das mulheres organizadas e dia a dia reafirmam à Nação, seu valor, sua energia e seu poder de convicção nas lutas comuns com os homens, pois todos devemos trabalhar apara um mesmo fim, isto é: para o engrandecimento de nossa Pátria, tão nossa quanto a garantirmos e a defenderemos,

Eis que mais uma vitória feminina se firma, numa demonstração de que outras virão, à medida que compreendermos nossa força e nosso valor, quando sabemos nos unir e nos organizar na defesa dos nossos interesses coletivos.

Publicações Anteriores:

- Dezembro de 2014
Vila União

- Janeiro de 2015
Éden

- Fevereiro de 2015
A "Bica da Mulata"


- Março de 2015 -
A Vila Rosaly


- Abril de 2015
Estrada de Ferro em Merit
i

- Maio de 2015
Estrada de Ferro Rio D'ouro


- Junho de 2015
História de Coelho da Rocha


- Julho de 2015
Meriti na Segunda Guerra


- Agosto de 2015
O Sacerdote da Paz


- Setembro de 2015
Inventário da Família Telles de Menezes


- Novembro de 2015
Manoel Antonio Sendas


- Dezembro de 2015
Elysey D'alvarenga Freire


- Janeiro de 2016
 P.C.B em Vila Meriti


- Fevereiro de 2016
Ramiro Gonçalves


- Março de 2016
Silvio Caldas em Meriti


- Abril de 2016
Dr. Oscar Pimenta Soares


- Maio de 2016
Avenida Automóvel Club


- Julho de 2016
João Cândido


- Novembro de 2016
Hilkias Marinho Neves


- Dezembro de 2106
Café Bar e Bilhares Original




- Frei Félix Adjunto
Fevereiro de 2017


- Dr. Manoel Telles Barreto de Menezes 
Março de 2017


- Dr. Oscar Pimenta Soares Abril de 2017

- Um Passeio por São João de Merity em 1940
Abril de 2017