Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

Defesa Civil – Novo Plano de Contingências para o período de chuvas entra em operação

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

23 de dezembro de 2020.

Entrou em vigor o novo Plano de Contingências da Defesa Civil de São João de Meriti (Plancon) para o período de chuvas, finalizado nesta terça-feira (22), pelo Grupo de Ações Coordenadas – GRAC. O documento foi feito por profissionais da área, com base em estudos dos cenários de risco de desastres e nele são estabelecidas ações a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos na prevenção, mitigação, preparação e resposta às emergências relacionadas a desastres naturais, como deslizamentos, alagamentos e inundações.

Neste ano, devido à impossibilidade de fazer aglomeração por conta da pandemia de covid-19, a Defesa Civil não pôde realizar os treinamentos com a população. Porém, o documento contempla oito rotas de fugas, 44 pontos de apoio, 11 pluviômetros (medidores de volumes de chuvas) e 11 sirenes, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Os níveis de avisos estabelecidos em casos de fortes chuvas são:

Vale lembrar que São João de Meriti é cortado por rios e córregos, está localizado em uma das áreas mais baixas da Região Metropolitana (Baixada Fluminense) e possui 55 pontos de elevações (morros). Além disso, estima-se que mais de 4.300 casas fiquem em áreas sensíveis, onde a população passa de 17.400 pessoas, fatores que, associados ao período de chuvas, podem resultar em desastres.

Para conter esses e outros problemas relacionados, a prefeitura recomenda que a população acompanhe e siga as orientações da Defesa Civil. Para isso, é necessário fazer o cadastramento gratuitamente, enviando o CEP de sua residência para o número 40199. Também é recomendável que a população acompanhe as informações oficiais da prefeitura, especialmente pela página da Defesa Civil no Facebook (@DefesaCivil.SaoJoaoMeriti) ou ligue 199.

O novo plano já está em vigor e tem validade até 15 de abril de 2021, porém, a Defesa Civil ressalta que eventos adversos relacionados às fortes chuvas podem ocorrer fora desse período, que é considerado o mais crítico.

Para ter acesso ao Plano de Contingências clique aqui .

 

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...