Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

Museu Marinheiro João Cândido – Prefeitura e Estado visitam as obras no Morro do Embaixador

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

25 de janeiro de 2021.

Com a primeira etapa das obras praticamente concluída, o espaço que vai abrigar o Museu Marinheiro João Cândido, no Morro do Embaixador, recebeu nesta segunda-feira (25), a visita de técnicos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Representando o município, o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, acompanhou os agentes que conheceram a área e, juntos, alinharam apoio para que as obras sejam aceleradas.

Subordinado à Secretaria de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, a subsecretaria vem atuando no projeto que prevê que a antiga residência seja restaurada e transformada no museu.

O assessor de Cultura Urbana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Sergio Leal, mais conhecido como DJ TR, viu as obras e ficou muito feliz com os avanços:

“Estamos aqui para trazer melhorias para a comunidade. No que depender do Estado vocês podem esperar muitas coisas boas, tudo que pudermos fazer para somar forças, faremos! Queremos aproveitar o espaço para desenvolver projetos e buscar recursos humanos aqui mesmo”, afirmou.

O assessor, que fez questão de destacar que viveu 47 anos na Cidade de Deus, ficou muito sensibilizado ao ver que o projeto pode ajudar crianças carentes da região: “Já temos mãos amigas para trabalhar e vamos buscar juntos aquilo de que precisamos”, completou.

A primeira fase, que contempla a área de lazer, já está praticamente pronta. A segunda fase da obra será a reforma da casa, propriamente dita, que irá abrigar o museu. Por fim, a terceira fase prevê a revitalização do entorno do espaço, incluindo as ruas.

O subsecretário, Marcelo Rosa, aproveitou para destacar o apoio do prefeito, Dr. João Ferreira Neto: “Dr. João nos deu essa missão e apoia o projeto, que será um grande avanço para Meriti e para o Morro do Embaixador. Essa parceria com o Estado é muito boa e o objetivo é conseguir recursos para acelerarmos as obras”, disse.

O assessor chefe de Cultura e Sociedade, Jhonny Barroso, reconheceu a importância do projeto: “É maravilhoso, estou muito feliz em ver o avanço das obras, a população pode esperar o apoio do Estado aqui. Vamos fazer a articulação necessária para que o museu saia do papel. Queremos fazer essa aproximação com a prefeitura para que possamos tentar levantar recursos”, contou.

João Cândido

Reconhecido como herói municipal e estadual, além de um projeto tramitar em Brasília para que seja reconhecido em nível nacional, João Cândido foi o marinheiro responsável pela Revolta da Chibata. Evento ocorrido no início do século XX, e que pôs fim aos castigos sofridos pelos marinheiros na época.

João Cândido morou parte de sua vida em São João de Meriti, onde sua família ainda reside e o museu visa homenagear seus feitos heroicos e sua bravura. O local escolhido foi a casa do antigo embaixador de Portugal no Brasil.

 

Museu_7

Museu_6

Museu_5

Museu_4

Museu_3

Museu_2

Museu_1

Museu_19

Museu_18

Museu_17

Museu_16

Museu_15

Museu_14

Museu_13

Museu_12

Museu_11

Museu_10

Museu_9

Museu_8

Museu_20

Veja o projeto

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...