Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

Entre atendimentos e trotes – Uma conversa com o coordenador médico do Samu Meriti

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

17 de fevereiro de 2021.

O Samu de São João de Meriti desenvolve um trabalho importante para a cidade e o número de atendimentos aumentou: de 2017 até o final do ano passado foi registrado uma alta de 452% nos trabalhos realizados. Para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da unidade e o trabalho das equipes, conversamos com o coordenador médico do Samu, Luiz Felipe de Almeida.

“Além do atendimento primário de urgência e emergência em residência, nós fazemos mais serviços, como o de verificação de óbito. Quando ocorre uma morte em residência, o familiar deve ligar para o 192 e informar o que aconteceu que enviaremos uma ambulância para fazer a declaração, se não for uma morte suspeita. Outro serviço é o de transferência, caso o paciente precise de algum tipo de atendimento que as nossas unidades não possam oferecer. E, por último, o transporte de pacientes acamados que estão com consultas marcadas em qualquer unidade de saúde.”

Felipe também falou das aquisições que foram feitas a partir de 2017. “Até o início de 2017 tinha apenas uma ambulância funcionando e hoje temos dez. Isso é uma conquista do povo de Meriti.”

Um tema muito importante a ser abordado é sobre os trotes. Segundo o coordenador, 30% das ligações recebidas pela central de atendimento são falsas. Na grande maioria das vezes, a equipe consegue identificar e evitar o deslocamento da ambulância, mas não é sempre.

“A cada atendimento falso, recursos são disponibilizados, equipes são mobilizadas e acabamos perdendo tempo com um atendimento que não é verdadeiro. Isso deixa um chamado real sem socorro. Tenho o sentimento de pura frustração. É um absurdo que, em pleno 2021, uma pessoa se disponibilize a ligar para abrir um falso chamado. A gente deixa de atender pessoas que realmente precisam por conta disso”, disse.

É importante ressaltar que o Samu faz atendimentos de casos de baixa, média e alta complexidade. Com os trotes, vidas podem ser perdidas.

A base do Samu de São João de Meriti está localizada na Avenida Presidente Lincoln, 1.050 – Jardim Meriti, São João de Meriti. Em caso de uma urgência real ligue para 192.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...