Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

CRAS – Conheça o atendimento oferecido a crianças com microcefalia

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

18 de fevereiro de 2021

O Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF) é um programa do SUS que oferece apoio às famílias que se encontram em vulnerabilidade social. São oferecidas visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas sociais.

No município esse serviço é oferecido através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Um dos públicos-alvos do PAIF são famílias com crianças com microcefalia. Nesses casos o atendimento é personalizado, os responsáveis recebem visitas dos psicólogos e assistência em relação a direitos e benefícios.

A secretária de Assistência Social, Almerinda de Carvalho, e o psicólogo do CRAS, Eden Otávio Mangabeira, visitaram famílias que são atendidas pelo PAIF no dia 11 de fevereiro, entre elas a da Tatiana Nascimento, 37 anos, dona de casa e mãe de três filhos, um deles é o Luiz Felipe Nascimento de 15 anos, portador de necessidades especiais. “Eu tive toxoplasmose na gestação que afetou a parte motora e mental dele. Por conta disso, ele não fala e a alimentação é por sonda. Levo ele para fazer fisioterapia, fono e, por conta de uma luxação, vai fazer uma cirurgia no quadril.”

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 50%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Tatiana também relatou que além da microcefalia, Luiz tem paralisia cerebral e síndrome de West, que provoca espasmos, interrupção do desenvolvimento e outros problemas. Ela diz que os programas de assistência oferecidos pelo CRAS são fundamentais para a vida e o desenvolvimento do Luiz e de sua família.
“Sempre que tenho alguma dúvida, busco por atendimento e eles me dão o suporte que preciso, isso é fundamental para nós.”

Para participar do PAIF, saber dos serviços e benefícios para crianças com microcefalia e outros serviços oferecidos, basta ir ao CRAS mais próximo e se informar. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 17h.

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Os endereços são:

CRAS Éden: Rua Ana Brito da Silva, 2.470 – Éden.
CRAS Íris: Rua Copacabana, 50 – Jardim Íris.
CRAS Vila São José: Avenida Comendador Teles, 3.199 – casa 2 – Vila São José.
CRAS Centro: Rua São João Batista, 742 – Centro.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...