Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

São João de Meriti realiza evento Outubro Rosa no Espaço Femina

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

07 de outubro de 2021

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretária de Saúde, realizou no Espaço Femina, na Vila São João, o evento Outubro Rosa, que contou com a presença do Prefeito Dr. João, do Deputado Estadual Valdecy da Saúde e de Vereadores. A ação visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da luta contra o câncer de mama. Sempre respeitando todos os protocolos indicados pelos órgãos de saúde em relação à pandemia.

Prefeito Dr. João esteve presente no evento. Foto: Débora Vitória

Durante esse período as mulheres puderam participar de rodas de conversas, palestra e coffee break, além de atendimento médico e ginecológico. Elas também compartilharam conhecimentos sobre a importância de conhecer o próprio corpo, com a mastologista Christina Fidalgo Santoro.

Adriana Santaroni, 42 anos, paciente da doutora Christina Fidalgo, comentou: “Eu fui diagnosticada com câncer de mama em 2019, procurei a doutora Christina Fidalgo e ela me acompanhou durante todo meu tratamento, passei por todos os protocolos obrigatórios para pacientes oncológicos. Hoje estou curada e faço acompanhamento médico há dois anos e sete meses” e finalizou: “Agradeço ao Prefeito e ao Deputado Estadual Valdecy da Saúde por todas as melhorias realizadas nos Hospitais de São João de Meriti”.

Adriana Santaroni. Foto: Sara Dutra

O Prefeito falou da importância dos exames: “O diagnóstico precoce é de grande relevância, pois hoje no Brasil a doença que mais ocasiona óbitos na população feminina é o câncer de mama e o câncer de colo do útero”. E comentou, ainda, sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), pois o ele oferece todos os exames necessários para o diagnóstico gratuitamente, sendo eles: preventivo, ultrassonografia transvaginal e mamografia.

Instituído no Brasil pela Lei nº 13.733/18, o mês de outubro é conhecido mundialmente pela luta e conscientização contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) apenas no ano de 2020 foram registrados mais de 2,3 milhões de casos novos. O câncer, se descoberto na fase inicial, tem maior chance de cura. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização do exame de mamografia a partir dos 40 anos, anualmente.

Mastologista Christina Fidalgo Santoro. Foto: Débora Vitória

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...