Meriti Online
Notícias de São João de Meriti todo dia

São João de Meriti promove ação de conscientização sobre o câncer de mama em cadelas e gatas

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

15 de outubro de 2021.

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e da Subsecretaria de Promoção e Bem-Estar Animal, em parceria com o Instituto Arca de São João, localizado no Centro do município, realizará ao longo deste o mês o evento Outubro Rosa Pet, que tem por finalidade oferecer exames preventivos para cadelas e gatas. Os exames poderão ser realizados até o dia 29/10, de segunda a sexta-feira, vale ressaltar que as vagas gratuitas e limitadas.

Cadela realizando exame. Foto: Beto Franzem

O protetor que se interessar pelo serviço deverá entrar em contato com o Petsapp, através do número (21) 99813-3737 e solicitar o agendamento. Hoje, 15/10, a subsecretária conta com 42 solicitações de agendamento, vale ressaltar que a ação é inédita aqui no município.

Os exames são realizados pelo Dr.° Leonardo Bustamante, cirurgião da Clínica Veterinária Rio Vet. Ele falou sobre a importância da avaliação em cadelas e gatas, destacou a relevância do diagnóstico precoce e parabenizou a iniciativa da Prefeitura.

Vale destacar que o câncer de mama em animais é letal e silencioso, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), afirma que: “Em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, de todos os tumores possíveis, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%. E a probabilidade da incidência do câncer de mama em gatas, com propensão à neoplasia, fica entre 20% e 30%”.

Luciene Maria, Subsecretária de Promoção e Bem-Estar Animal, falou, com orgulho, que é a primeira vez que São João tem um serviço como esse e finalizou falando que se sente muito honrada pela Prefeitura de São João de Meriti ter abraçar iniciativas como essa e de receber o apoio do Vereador Magrão Nobre, presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara.

Subsecretária de Promoção e Bem-Estar Animal Luciene Maria e o Verador Magrão Nobre. Foto: Beto Franzem

A cuidadora Dilceia Oliveira declarou: “Fiquei muito feliz de poder participar desse evento, juntamente com minha cadelinha Susi. Gostaria de agradecer ao Prefeito, Dr° João, ao Vereador Magrão e à Subsecretária Luciene por promoverem e abraçarem a causa animal no município”. Durante todo o ano a Subsecretaria realiza outras ações, tais como: vacinação antirrábica, cadastramento de protetores e de ONGs e averiguação de denúncias.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Cadastre e receba notícias direto para seu email
Você pode se desinscrever a qualquer momento
você pode gostar também
Comentários
Loading...